sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sais de especiarias e açúcar de baunilha

Simples mais essencial. Já fez parte da história em peso. Era considerado precioso, vendido a peso de ouro, e os romanos pagavam parte da remuneração dos soldados com sal, o que deu origem a palavra salário. Sem ele, quase tudo teria menos sabor! Até nos doces é sempre bom usar uma pitadinha pra realçar o sabor. Revendo uma fotos de viagem, encontrei uma foto de uma barraquinha em uma feira em Nice, onde eu fiquei encantada com a variedade, as cores e os sabores de sais que existem: do Himalaia, do Havaí, flor de sal, aromatizados de rosas, açafrão, defumado, pimentas, de churrasco, de todos os tipos...O melhor é que dá pra fazer vários tipos em casa, e fica bem mais saboroso! O ideal é aromatizar o sal grosso. Fica uma delícia colocando alguns ramos da sua especiaria ou erva favorita, como o alecrim, a sálvia, um mix de pimentas (rosa, branca, preta)...Misture seu ingrediente favorito (desde que este não tenha umidade), conserve bem seco e fechado para pegar bem o sabor.
E agora, indo pro lado contrário da coisa, deixe uma fava de baunilha aberta dentro do seu potinho de açúcar pra ter um açúcar de baunilha e fazer o dueto perfeito!

2 comentários:

  1. Nica..Tá show...torço pra caramba por você...Vai com tudo, menina!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que gostoso!!! Poxa fui pra Nice e perdi essa barraquinha!! rs mas lembro dos pêssegos, aqueles enormes e laranjas!! hmmm incrível!!
    Parabéns Nica tá muito interessante e fofo seu blog, como a dona né!? rs

    ResponderExcluir